A Natureza Nos Surpreende a Cada Dia!

A Natureza Nos Surpreende a Cada Dia!
Panda-vermelho- Animal do mês!

domingo, 2 de setembro de 2012

Animal do mês!

   Tubarão-Cobra

   O tubarão-cobra é uma espécie de características monstruosas. Um animal raramente capturado em redes de pesca. A espécie alcança, no máximo, 2 metros de comprimento.
    O tubarão-de-babados ou tubarão-cobra é mais uma espécie de tubarão primitivo de águas profundas. São encontrados a partir dos 120 metros de profundidade indo até os 1.280 metros, por isso são muito difíceis de estudar, devido ao difícil acesso de seu habitat.
    Alimenta-se de peixes, moluscos e, ocasionalmente, de outros tubarões menores. Contudo, pode tornar-se presa de grandes tubarões enquanto filhote. Estudos científicos revelaram que a gestação da espécie é muito longa, além disso, nascem poucos filhotes por vez. São tubarões ovovivíparos nascendo por parto um número inferior a dez filhotes.  
    O tubarão-cobra é tão esquisito, que os cientistas só puderam classificá-lo como um tubarão, devido à presença das fendas branquiais e as ampolas de Lorenzini. Curiosamente, enquanto a maioria dos tubarões possuem cinco pares de brânquias, os tubarões-cobra possuem seis.

Reportagem da última aparição
(retirado de g1.globo.com)

O Parque Marítimo Awashima, em Shizuoka, ao sul de Tóquio, foi alertado por um pescador no domingo, que disse ter visto uma criatura estranha e parecida com uma enguia, cheia de dentes pontudos.
 Os funcionários do parque capturaram a criatura de 1,6 metro, que eles identificaram com sendo um tubarão-cobra fêmea. Essa espécie é muitas vezes chamada de "fóssil vivo" por ser primitiva e ter mudado pouco desde os tempos pré-históricos.
O tubarão parecia estar em más condições quando os funcionários do parque o levaram para uma piscina de água do mar, onde o filmaram nadando e abrindo sua mandíbula.
 "Acreditamos que filmes de uma espécime viva são extremamente raros", disse uma autoridade do parque. "Eles vivem entre 600 e mil metros de profundidade, o que é mais fundo do que seres humanos podem ir".
“ Achamos que ela pode ter vindo para perto da superfície porque estava doente, ou por estar enfraquecida porque estava em águas rasas", completou ele. O tubarão morreu poucas horas depois de ter sido pego.



Nenhum comentário:

Postar um comentário